sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Caracterização dos níveis de atenção de acordo com o tempo de jogo de futsal

Utilizou-se do estudo de Júnior (1998) para entender como se desenvolve uma partida de futsal referente ao aspecto de atenção das equipes durante o jogo. Com este estudo, podemos ter uma noção da atitude dos jogadores ao decorrer do tempo de jogo e fazer uma correlação com a ocorrência de gols.


Este autor, dividiu os jogos de futsal em níveis de 5 minutos para tentar explicar o que ocorria com as equipes durante o jogo. De 0 a 5 minutos, chamado de Nível de Observação, sendo o início da partida, sem considerar uma final de campeonato, a observação é o principal objetivo, juntamente com o estudo do adversário e a movimentação imprimida no jogo.
.
De 5 a 10 min, chamado de Início do Nível de Atenção, prevalece a atenção no jogo, a movimentação e um pleno estado de concentração. Desde o inicio deve existir as preocupações mas conforme o tempo vai passando, aumentam as intensidades citadas acima.
.
De 10 a 15 minutos chamado de Nível Médio de Atenção, começam a acontecer as substituições em grandes escalas, como forma de alternativa de jogo. Estabelece-se um equilíbrio tático e existe uma parcela média de gols durante este nível. As tentativas de mudanças de estratégias e táticas acontecem neste nível, pois os riscos são menores.
.
De 15 a 20 minutos, chamado de Nível Alto de Atenção, existe um certo equilíbrio tático, porém a técnica individual pode decidir. A média de gols que acontece neste período é maior que no primeiro tempo. Os jogadores devem ter grande aplicação técnica e tática.
.
De 20 a 25 minutos, chamado de Retorno a Atenção, é o início do segundo tempo, existe uma preocupação que é retornar ao jogo, e estar com o estado de atenção voltado para as movimentações, retomar a concentração e não se dispersar na partida, em relação aos fundamentos e jogadas treinadas.
.
De 25 a 30 minutos, chamado de Nível Médio de Atenção, é igual ao terceiro nível, existe agora um equilíbrio tático, e pode ser um caminho na retomada às substituições, prevalecendo também a tática individual.
.
De 30 a 35 minutos, chamado de Nível Alto de Alerta, é considerado a segunda maior média de gols nesse nível, predominando o preparo físico, a técnica individual e a superioridade tática. Alerta, significa que os erros devem ser minimizados nesse estágio.
.
De 35 a 40 minutos, chamado de Nível Crítico de Alerta, são considerados decisivos no esporte. Acontece a maior média de gols neste período, todo cuidado é pouco com as substituições, a equipe deve ter um equilíbrio emocional, o preparo físico é fundamental, e o jogo pode ser decidido em apenas um detalhe técnico.
.
Nem pode se pensar em errar, e a equipe deve estar constituída de sua melhor formação. Nível altamente crítico, pelas pesquisas realizadas e os resultados apresentados até o momento, estes últimos cinco minutos são de estrema importância para o resultado final da partida.
.
Não se pode nunca esquecer que nada substituí a qualidade técnica dos jogadores para criar jogadas e fazer gols e o Brasil tem sido agraciado com um sem fim de grandes jogadores, revelados em série, através dos tempos, que possuem a capacidade maravilhosa de desequilibrar as partidas de futsal.
.
.
BALZANO, Otávio Nogueira. A Ocorrência e a Origem dos Gols de Futsal Profissional (Liga Nacional 1999). POA: UFRGS, 2000.
JUNIOR, Nicolino Bello. A Ciência do Esporte Aplicada ao Futsal. Rio de Janeiro: SPRINT, 1998.
Autores: Otávio Nogueira Balzano e Rogério da Cunha Voser

Nenhum comentário:

Postar um comentário